Pesquisa personalizada

domingo, outubro 14, 2007

Wikia e Hakia, os novos concorrentes do Google.

O Google que se prepare, dois novos concorrentes chegaram com tudo pra infernizar o reinado de buscas on-line.

O Wikia é mantido pelo mesmo cara que criou a Wikipedia e tem a promessa de em pouco tempo trazer resultados mais relevantes que o Google em virtude da integração com o Wikipedia e outras comunidades on-line.

Agora com o Hakia a coisa é bem diferente, eles se auto intitulam como uma das únicas ferramentas de busca on-line com capacidade de buscas semânticas. Em outras palavras se você quer saber quem é o homem mais alto do mundo é só digitar exatamente como eu escrevi "Quem é o homem mais alto do mundo?" e o Hakia vai te trazer o site com a resposta se já não trouxer a resposta pronta.

Será mesmo que os resultados de ambos são melhores mesmo? Fiz meus testes e gostei de ambos, mas acho que ainda vai demorar um tempinho para ficarem melhor do que o Google, afinal o Google está a anos melhorando seu algoritmo de procura, isso demora e custa muito caro.

Em todo caso confira você mesmo:
www.hakia.com
www.wikia.com

Fui!

4 comentários:

Anônimo disse...

Tbm gosto do Google, mas francamente ele traz muita coisa que a gente não procura.

Vou bisbilhotar os outros dois, quem sabe eles me "entendem" melhor. rsrs

Beijo

Anônimo disse...

Eu tinha lido isso numa revista a um tempo atrás, mas eu acho que não vão ameaçar o Google não, pra mim o Google é o melhor!

Anônimo disse...

Marcelo tomara que der certo. Acho otimo ter concorrentes para o Google. O Google dita as regras para todo mundo e eles nao seguem as regras.

Marcel Campos disse...

Erika, Rick e Cilene, concordo com todos.

Sim o Google precisa de novos concorrentes além de um fraco (no momento em buscas) Yahoo.

Sim o Google ainda é o melhor em buscas na minha opinião, mas também acredito que têm muito a melhorar uma vez que eles estão transformando a ferramenta de buscas em uma ferramenta de vendas em publicidade. Se eu me lembro bem quem fez isso no passado foi o próprio Yahoo e deu no que deu né! Agora temos que ver se o sistema criado em volta de propagandas como o Google criou vai vingar em um mundo onde existam concorrentes que se preocupam mais com os resultados da pesquisa do que com os anúncios ligados a ela.

É uma tênue linha, mas acaba sendo cada vez mais instigante.