Pesquisa personalizada

sábado, maio 26, 2007

Conclusões do Post "De graça todo mundo quer, todo mundo gosta.".

Só para cumprir com o prometido e publicar minhas conclusões.

Bem rápido, lembrando que este é o meu ponto-de-vista, sem discussões e por favor tenham a mente aberta as idéia de uma forma geral.

1 - A Internet é grande e representativa hoje porque tudo, ou quase tudo nela, é extremamente barato se comparado com o que existe e é oferecido fora dela, obviamente guardando as devidas proporções.

2 - Se os serviços de telefonia móvel fossem tão baratos quanto a internet é, provavelmente você não usaria tanto a internet atráves de um computador e só essa mudança já transformaria a web como conhecemos.

3 - A quanto tempo o conteúdo de TV e rádio é de graça? Eu considero o conteúdo da Globo, Record e Bandeirantes bem atualizado e com uma qualidade excelente, claro que mantendo as devidas proporções afinal o modelo de negócio deles é limitado pelo tempo da programação.

4 - Se uma operadora de telefonia mudasse o foco de lucro, se em vez de assinaturas o lucro viesse da venda de propaganda direta e direcionada ao público-alvo escolhido pelo anunciante. Opa isso já existe na Internet, olha só quantas empresas se sustentam oferecendo serviços de graça e ganhando apenas com a publicidade.

Então se uma operadora começasse a trabalhar assim ela provavelmente irira oferecer ligações grátis dentro do próprio sistema, como essas promoções "Tim pra Tim", "Claro para Claro", cobrando apenas R$1 pelo aparelho celular para ganhar uma rápida adesão da população, com o único revés de que você receberia no máximo 5 propagandas por dia por SMS e 1 ligação de voz com um anúncio de 30 segundos. Poderia dar certo, afinal quanto mais pessoas tivessem este telefone, mais pessoas eu poderia conversar, e convenhamos, celular de graça por algumas mensagens no celular e uma ligação chata por dia vale a pena né! Afinal você têm e-mail de graça e recebe mais do que isso por dia de Spam na sua caixa postal.

5 - Não sei qual, nem quando, mas um dia vai aparecer algo que vai substituir a Internet como conhecemos, pode ser uma evolução ou algo totalmente novo, e vai depender muito do ponto de vista da população, afinal tem muita gente ainda que acha que a Internet é algo completamente novo, inovador, e não uma evolução natural da maneira como o ser-humano se comunica, e como vêm sendo comparado já a um bom tempo. Afinal a maneira como nos comunicamos e lidamos com a informação remete aos antigos contadores de estórias e suas vontades de perpertuarem suas histórias e aumentar sua abrangência, o primeiro passo foi escrever e desenhar nas paredes de cavernas, das cavernas aos pergaminhos, dos pergaminhos aos livros escritos à mão, dos livros escritos a mão à prensa de Gutemberg, dos Jornais ao Rádio, do Rádio ao Cinema, do Cinema para à TV, da TV para tudo isso junto que hoje se chama Internet.

Web 2.0, Web Semântica, Computação Quântica, Compreensão Sintática Uniforme, sei lá, algo novo vai aparecer, provavelmente algo novo mas que já foi pensado, idealizado, algo simples, fácil de usar, inovador e acima de tudo.... algo Kubrick!



T+!

Nenhum comentário: