Pesquisa personalizada

sexta-feira, julho 10, 2009

Como não montar um CV.



Caros(as) leitores(as) estava eu procurando por candidatos para duas vagas que abrimos recentemente aqui na empresa.

Resolvi usar o Twitter pois ambas as vagas necessitavam de pessoas que conhecessem bem Internet entre outras coisas diretamente relacionadas.

Fui lá, twiitei as duas vagas, para meu espanto a coisa tomou proporções assombrosas.
Fiquei espantado com a velocidade do Twitter. No mesmo dia dezenas de CVs.

Seria muito bom se parasse por ai, mas derrepente as vagas viajaram literalmente pela web e acabaram pousandando em um punhado de sites de empregos genéricos. DROGA! De dezenas de CVs, passei a receber centenas, e o pior de tudo, candidatos que não tinham nada a ver com as vagas de Estágio em Marketing e Webmaster Pleno.

Até CV de Torneiro Mecanico eu recebi. Affffff.....

O erro mais comum é a falta de foco. As pessoas deixam de dar enfase no que realmente querem fazer, tentam ser generalistas, isso atrapalha e muito quem está selecionando um candidato para uma determinada vaga.

Outro erro terrívelmente comum: mentem no CV.
Este tipo de atitude só piora a situação do candidato. Posteriormente em uma entrevista fica claro que a pessoa exagerou nas qualificações e acaba fechando as portas de outras oportunidades dentro da empresa.

Um CV tem que ser claro, objetivo, explicando bem o que você sabe fazer, os projetos que você se envolveu e conectar isto ao teu objetivo principal, que neste caso seria a vaga pretendida.

No caso de um estágio demonstre o que você já fez na faculdade, o que pretende fazer e o tipo de empresa que te atrae mais. Mostre as conexões entre você e a empresa, e mais ainda, mostre que você ainda é novato mas têm disposição de sobra para aprender.

Abaixo um CV que recebi, talvez o pior de todos, no começo achei que fosse uma piada, mas não era, era verdadeiro, mas para mim continua sendo uma piada e tanto:


Depois dessa encerrei a seleção.

Fui!

9 comentários:

Professora Nana disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Profa. Nana disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Pelo menos a criatura não escreveu - Português intermediário, como nos que eu recebia.

Anônimo disse...

Diria que ele e um lugar de passagem.......aeroporto ahuehauehuaheuhaue ainda bem que ja foi.

Diogo disse...

Au caraca essa foi engraçado.Onde fica a Asus?Legal que eu estou começando o meu urso de tencinco em desenvolvimento web para seguir minha carreira aqui na minha cidadizinha.Anapolis.

Marcos Albani disse...

Amigo, vc foi procurar funcionários onde não devia, por isso recebeu este tipo de CV, tirando onda com a sua cara !!
A minha impressão é de que voce não sabe o que está fazendo ou não tem capacidade de contratar alguem.

Desculpa, e boa sorte .

Marcel Campos disse...

HAhahaha, eu não tenho capacidade de contratar e vc não tem capacidade de entender uma piada. hahahahhahahaha

Boa sorte com seu discernimento.

Wladimir Evangelista disse...

Marcel

Desculpa o comentário anacrônico, só achei teu blog hoje, procurando info sobre o Express Gate. Eu devo ser tão maluco quanto o tal Johnny, porque, supondo que fosse um fato tanto ele quanto o currículo, eu chamaria o cara para uma entrevista. Hehehehe. Currículo é tudo uma chatice além da maioria conter falsas informações. "Esse cara" pelo menos, foi original. Gostei do teu blog.

Roberto Pereira disse...

Por Deus! O elemento que te mandou isso (se mandou mesmo), enviou também um exame neurológico informando que todos os seus neurônios morreram quando ele nasceu?